17 nov

Timidez e mutismo

Aquelas pessoas que frequentemente são consideradas ou vistas como sendo tímidas muito provavelmente sofrem de um transtorno emocional mais grave que é o Mutismo Seletivo. Ele é a recusa em falar em determinadas situações, como por exemplo, na escola, em parques, no meio de pessoas estranhas e outros ambientes públicos. Isso causa bloqueio e até um enrijecimento e muitas pessoas entende por birra ou manha quando se trata de criança. Porém, em ambientes onde ela se sente segura, a comunicação verbal se dá normalmente.

Este transtorno faz parte do quadro de transtorno de ansiedade, mais especificamente a fobia social. Daí o grande motivo para preocupação, já que a ansiedade é apontada como causadora dos maiores males deste século.

A genética tem o seu peso no transtorno de mutismo seletivo, pois muitas crianças afetadas são filhas de pais tímidos ou distantes e geralmente esse transtorno aparece antes dos 5 anos de idade, além de ser mais comum em meninas que em meninos.

A hipnoterapia tem um papel importante no tratamento do mutismo. Essa recusa em falar motivada por extrema ansiedade é rapidamente desmontada e vencida. Neste site já foram mencionadas vários prejuízos de saúde causados pela ansiedade, portanto, sabendo que a hipnoterapia é o meio mais prático para vencê-la, a busca deve ser de imediato.

Em alguns casos a timidez é associada ao mutismo. E não diferentemente pode trazer inúmeros prejuízos. Essa afirmação é certeira partindo do princípio de que a comunicação é a base do sucesso em todos os sentidos. E quando bem realizada gera muitos benefícios, seja no trabalho, na escola, nos relacionamentos e no convívio social. Consegue imaginar qual seria a dificuldade de se trabalhar como professor, palestrante, vendedor, representante comercial ou recepcionista sendo bastante tímido?

Resumindo, a hipnoterapia é a ferramenta certa para as pessoas se desprenderem da timidez e constatar que é melhor viver mais leve, mais acessível em com um maior leque de oportunidades.

error: Conteúdo protegido!
× Fale comigo pelo whatsapp!