17 nov

Tabagismo

O tabagismo é considerado pela OMS como uma doença por que a nicotina presente no cigarro causa dependência física e psicológica. No Brasil cerca de 11% da população é considerada tabagista.

O ato de fumar na grande maioria dos casos começa na adolescência entre os 13 e 17 anos por conviver entre fumantes ou por influência direta. O cigarro pode ser uma forma de extravasar um pouco da ansiedade das pessoas que passam por problemas. E em três meses após começar a fumar a dependência está instalada.

Alguns graves riscos estão associados diretamente ao tabagismo, como: infarto, AVC, câncer, enfisema, bronquite crônica, etc. As pessoas que fumam vivem em média dez anos menos que as pessoas saudáveis. Um bom exemplo é o caso de vários famosos que morreram por conseqüências do tabagismo. São eles: George Harrison aos 58 anos, a atriz Mara Mazá aos 57 anos, Walter Disney, Ramón Valdez (Sr. Madruga aos 64). o ator Paulo Altran, Chico Anísio e José Wilker.   

O vício no cigarro é rapidamente adquirido, porém, se libertar do vício é uma difícil tarefa. Mesmo explanando sobre as infinitas vantagens de abandonar o cigarro as pessoas permanecem relutantes. E ás vezes só despertam para a questão quando chegam perto do  fundo do poço.

Mesmo não sendo ainda muito comum, a hipnoterapia pode ser o caminho certeiro para auxiliar rapidamente o fumante a abandonar o vício. Geralmente as pessoas buscam pela medicina, isso está 100% correto, no entanto, o hipnoterapeuta pode ter um papel fundamental no tratamento. Enquanto os médicos iniciam o tratamento fisiológico, a hipnoterapia trabalha instantaneamente o psicológico libertando o dependente do vício. Posteriormente o trabalho de um nutricionista é essencial, sabendo que o ex-dependente depois de parar com a nicotina, passa a se alimentar de maneira bem diferente. Então passada a hipnoterapia e iniciando o tratamento, o indivíduo pode conferir uma melhora na disposição para atividades físicas, na respiração e resistência, na textura da pele, no hálito, nos cabelos e um melhor desempenho sexual.

error: Conteúdo protegido!
× Fale comigo pelo whatsapp!