17 nov

Insônia

Toda pessoa sinceramente merece se desconectar, se desligar temporariamente dos movimentos orbitais desse planeta. Umas boas horas de sono são necessárias para a manutenção da qualidade de vida. A final quem é que não merece dormir bem? Parafraseando Mario Sergio Cortella eu digo: Dormir bem faz bem!

Quando uma pessoa durante mais de um mês reclama que não consegue manter  o sono ou sequer iniciar, sendo que isso também passa a atrapalhar o andamento normal da vida, inclusive o funcionamento social e ocupacional causando sofrimento, é porque está sofrendo de insônia primária. Isso é grave e merece a devida atenção.

A insônia geralmente tem início já na fase adulta sendo mais rara na adolescência. E grande parte das pessoas que sofrem com esse problema tem sintomas crônicos que duram mais de 1 ano. Embora a causa específica seja ainda desconhecida as mulheres, por exemplo, são as que mais padecem com a insônia, principalmente na meia-idade ou em idade avançada onde o despertar precoce geralmente ocorre depois de raramente conseguirem algumas poucas horas de sono.

A ansiedade e a depressão podem ter estreita relação com a insônia. Os sintomas de irritabilidade, desconcentração, preocupação excessiva e baixa produtividade podem ficar notórios, sendo que neste momento o tratamento já é mais que necessário. Caso a pessoa não busque ajuda, a frustração e o sofrimento pela incapacidade de dormir podem levá-la ao vício em remédios como, por exemplo, os ansiolíticos (para combater a tensão e ansiedade), cafeína (para combater a fadiga) e até mesmo o uso abusivo do álcool. Assim, o problema se agrava seriamente pela agressividade dos efeitos medicamentosos e do abuso alcoólico ao longo do tempo.

Sabendo que a insônia tem relação com a ansiedade e depressão, basta equacionar e perceber que, se esses dois transtornos são tratados com hipnose clínica, a insônia também é. Aliás, os problemas de ordem psicológica todos são passíveis de tratamento com hipnoterapia.

error: Conteúdo protegido!
× Fale comigo pelo whatsapp!