07 nov

Ataques de pânico

Em determinadas culturas o ataque de pânico é associado à feitiçaria e bruxaria.

No Antigo Oriente acreditavam que a causa poderia ser por motivos de perturbação demoníaca.

No atual século XXI aquelas pessoas que sentem que vão explodir a qualquer momento devido à imensa ansiedade pela qual passam, desenvolvem o ataque de pânico. Esse ataque se dá quando ocorre um início súbito de intensa apreensão, terror ou temor e geralmente está associado a sentimentos de desastre ou tragédia iminente.

Alguns sintomas estão presentes no ataque (crise), tais como: sudorese, tremores ou abalos, náuseas, palpitações, medo de enlouquecer ou morrer, tontura, vertigem, desmaio, calafrios, ondas de calor ou sensação de asfixia.

Um dos problemas de quem sofre com o transtorno de pânico é que frequentemente fazem um diagnóstico negativo e avassalador de si mesmos a partir de um fato breve e quase que insignificante. Por exemplo: a partir de um resfriado ele pode pensar que tem um vírus mortal e que seus dias de vida já estão sendo abreviados ou que uma simples coceira nas costas possa ser o sinal de uma grave lesão na medula espinhal.

Fato é que viver em meio a crises de pânico é penoso e extremamente difícil já que as pessoas que passam por esse problema ausentam-se com frequência do trabalho e da escola, além de terem dificuldade em se relacionar normalmente com outras pessoas tendo sua vida social notoriamente prejudicada.

Quanto ao fator idade, pode-se dizer que está mais tipicamente entre o final da adolescência e a faixa dos 30 anos. Os casos que se iniciam depois dos 45 anos e na infância são incomuns, porém sabendo que os sintomas são variados, potencialmente nocivos e capazes de tirar de órbita qualquer indivíduo, é sempre bom buscar auxílio de um profissional, principalmente um hipnoterapeuta, que pode investigar as causas da crise de pânico através de técnicas de hipnose clínica e encontrar rapidamente a solução. Isso pode parecer simples, como de fato é, mas certamente é o que há de mais eficiente no momento.

error: Conteúdo protegido!
× Fale comigo pelo whatsapp!